Skip to content

Ocupação Augusto Sampaio

março 12, 2011


Ocupação Augusto Sampaio

O artista propõe um jogo de criação onde a imagem é concebida pelos participantes, que preenchem um diagrama de círculos justapostos com diferentes cores, que posteriormente serão transformadas em serigrafias e coladas em espaços específicos da cidade. O artista colheu participações de diversas pessoas entre frequentadores do Estúdio, moradores da região e artistas.

Nas palavras do artista, essa ação apresenta um caráter lúdico e proporciona uma visualidade cujo resultado final é próprio dos frequentadores do espaço onde ela foi gerada.

No dia 19, Augusto Sampaio estará juntamente com outros artistas e freqüentadores do Estúdio Valongo fazendo uma intervenção urbana,  colando as serigrafias pela cidade. No dia 9 de abril haverá uma conversa com o público sobre o processo de construção desse trabalho.

Essa é a primeira etapa de um projeto que deve se estender ao longo do ano de 2011.

Ocupação Augusto Sampaio

19/3: Colagem Etapa #1 (10:00)

9/4: Conversa com artista e projeção de fotografias do processo (15:30)

R. Visconde de Vergueiro, nº 6 – sobreloja
Centro – Santos/SP

www.estudiovalongo.org

contato@estudiovalongo.org

(13) 81416395 – 81487348

o projeto ocupação

O projeto OCUPAÇÃO objetiva aproximar e relacionar as produções de artistas convidados ao contexto do centro histórico da cidade de Santos, sua arquitetura e seus moradores, e para isso o Estúdio Valongo disponibiliza toda sua estrutura para que o artista desenvolva seu projeto.

Respondendo a nossa missão de desenvolve uma política coletiva de produção, difusão e formação em artes visuais comprometida com a construção de um saber compartilhado, estimulando o fazer-artístico e promovendo o convívio entre todos os interessados em desenvolver produções poéticas este projeto tem em sua primeira edição a participação do artista visual Augusto Sampaio.

Augusto Sampaio

  • Artista plástico e arte-educador. Formado em Arquitetura (FAU-USP) e pós-graduado em Cinema, vídeo e fotografia (FEBASP). Estudou Artes Plásticas com Silvio Dworecki, Francisco Maringelli e Evandro Jardim.
  • Exposições individuais recentes: Gravura Brasileira, Centro Cultural São Paulo e Graphias-Casa da Gravura em São Paulo; Instituto de Arte Contemporânea e Fundação Joaquim Nabuco em Recife; Galeria CEMIG em Belo Horizonte; Museu da Gravura e Memorial de Curitiba.
  • Participações em mostras nas cidades de Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Cidade do México, Barcelona, Amsterdam, Paris, Washington, New York, Liège, Frankfurt e Oldenburg.
  • Desde 2002 tem realizado interferências urbanas em cidades como: São Paulo, Santo André, Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, São Bernardo do Campo e Amsterdam (Holanda).
  • Professor de desenho e gravura no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, desde 2005.
  • Ministra oficinas de desenho e gravura no projeto Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo, desde 2008.


Anúncios
One Comment leave one →
  1. Paula Caetano permalink
    março 23, 2011 2:48 pm

    Bom, muito bom mesmo ver o Augusto Sampaio em Santos, com sua interferências na cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: