Skip to content

Expo: Ana Kalassa e Luize Weiss

outubro 10, 2011

convite expo ane & luise

A mostra Ana&Luise, coletiva de Ana Kalassa e Luise Weiss , artistas que trabalham respectivamente em Santos e São Paulo. A proposta da mostra é aproximar as produções desenvolvidas pelas artistas gravadoras das duas cidades em um diálogo de imagens cujo objeto de estudo é o “mar”.

Ana & Luise

abertura: 15/10, 15:00  | conversa com as artistas 16:00
visitação: 15/10 –  15/11 | horário: segunda, quarta e sexta, das 14h às 17h
agendamento: (13) 8148-7348 – 8141-6395 – 7811-7405

R. Visconde de Vergueiro, nº 6 – sobreloja – Centro – Santos/SP
www.estudiovalongo.org  |  contato@estudiovalongo.org

ENTRADA GRATUITA

 

      

Artista Plástica e educadora, Ana Kalassa tem realizado exposições coletivas e individuais, desde 1983, no Brasil e no exterior. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), atua na Educação Superior desde 1991, principalmente com formação de professores nas áreas de Artes, Pedagogia e na Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Para Ana os papéis de artista e educadora estão entrelaçados: “Da arte à educação caminhei pela admiração às pegadas deixadas por tantos outros educadores, que reconheceram na arte uma possibilidade de participar de tantas outras vidas, compartilhando do sentido da criação”.

Para essa mostra Ana Kalassa apresenta o mar como poética, seus espelhamentos, reflexos, superfícies e espaços. A artista declara que: “Com o mar aprendi que ir e vir são partes de uma mesma dança… Com o mar percebi o fascínio que a imagem exercia sobre mim…” Essa poética encontra uma ressonância especial na gravura, um lugar onde o mar ganha formas e cores na urdidura de linhas e massas segundo Kalassa.

 

Luise Weiss é livre docente pela Universidade de Campinas (2006). Atualmente é professora de graduação e pós graduação da Universidade Estadual de Campinas e da Faculdade Santa Marcelina. Artista plástica possui extenso currículo com mostra pelo país e no exterior, sendo sua última individual no MASP em  2010.

Luise apresenta nessa mostra uma pequena série de monotipias; desenhos a nanquim e xilogravuras. As imagens, como as de Kalassa concentram-se na lembrança do mar, uma grande paixão. Fotografias de familiares no Porto de Santos, cenas de chegadas ou despedidas. Os desenhos, respingos de nanquim, criam imagens sem muita precisão, apenas impressões, como as lembranças na passagem do tempo, ou como os respingos das ondas do mar que revelam imagens vagas.


Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: